Meiya, uma das heroínas de Muv-Luv.

Considerado o melhor Visual Novel de todos os tempos pelas avaliações do VNDB, a dupla Muv-Luv Extra//Unlimited e Muv-Luv Alternative será oficialmente lançada nos Estados Unidos pela Degica. A empresa organizou um Kickstarter que arrecadou US$ 1,2 milhão para o projeto (a meta era US$ 250 mil).

Um novo anime do Muv-Luv, Schwarzesmarken, está planejado para iniciar transmissão em janeiro, mas tanto ele quanto o Total Eclipse (2012) são histórias sem relação direta com o Muv-Luv Alternative, que é nada menos que uma obra-prima.

Muv-Luv Extra//Unlimited é dividido em duas partes. A parte “Extra” precisa ser jogada (lida) primeiro e usa de todos os estereótipos existentes em visual novels. Uma referência direta ao “Extra” foi feita no anime Seitokai Yakuindomo, no episódio 7. No “Unlimited”, o protagonista acorda em uma realidade alternativa onde a terra foi invadida por alienígenas, os BETA, que estão dizimando a raça humana. A história é bastante desesperadora e força o personagem — que antes estava naquela realidade tranquila de romances juvenis — a se adaptar a um mundo onde a disciplina militar é a norma: sua própria escola foi convertida em um quartel.

O objetivo do autor Koki Yoshimune, segundo o vídeo no Kickstarter, era representar as mudanças constantes da vida contemporânea e o peso que existe sobre os jovens para que eles estejam sempre prontos para se adaptar a qualquer mudança.

Os robôs gigantes de Muv-Luv acompanhados pelo ainda mais gigante XG-70.

Os robôs gigantes de Muv-Luv acompanhados pelo ainda mais gigante XG-70.

Muv-Luv Alternative (2006) é uma continuação da série. Nela, o protagonista está preso em um looping temporal: ele se lembra de tudo que aconteceu na vez anterior e pretende mudar o futuro da guerra contra os BETA, completando o projeto “Alternative IV” (fazendo algo como o papel de Himura em Madoka Magica). Ele também ajuda a desenvolver uma máquina capaz de enviá-lo para a outra dimensão (seu mundo “normal”) para colher informações que ajudarão no projeto. Essa é a história que tornou Muv-Luv um clássico, porque desconstrói o gênero do Visual Novel, reforça a ideia de “mudar a realidade” e a importância de apreciar aquilo que se tem em vez de desejar que tudo deve ser diferente.

Muv-Luv Alternative, diferente de muitos jogos de visual novel, tem um único final e as escolhas feitas pelo jogador não mudam a história de maneira significativa.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s