Makoto Shinkai, já comparado (com certa razão) ao mestre da animação da japonesa Hayao Miyazaki, adicionou mais uma produção ao seu portfólio: Kotonoha no Niwa (The Garden of Words — O Jardim das Palavras). E palavras é o que esta análise não vai ter em excesso, porque não precisa. Tenho dois motivos.

Primeiro motivo é que o filme tem apenas 46 minutos. Ou seja, realmente não há muito para se dizer. Mas isso não é, de forma alguma, ruim.

Shinkai começou com os curtas Ela e o Gato Dela (6 minutos) e Voz das Estrelas (24 minutos). Suas produções mais longas (Além das Nuvens, Crianças que Perseguem Estrelas) são também suas mais fracas, pelo menos na opinião deste que vos escreve. Sua obra-prima, 5cm por Segundo, tem uma hora de duração.

O segundo motivo é que não há muito o que ser dito: a arte e a animação estão impecáveis; a trilha sonora do músico Kashiwa Daisuke[1. O nome em ordem nome, sobrenome é Daisuke Kashiwa, mas ele é normalmente conhecido com o nome em ordem japonesa, em que o sobrenome é primeiro, e grifado KASHIWA Daisuke], apoiada principalmente em piano, é igualmente impecável, enquanto o roteiro é exatamente aquilo que se esperaria do Shinkai. Se você tem dúvidas sobre qual será o final da história, você não o conhece.

Exatamente como “5cm” e o Voz das EstrelasKotonoha no Niwa é sobre distância. O primeiro era sobre a distância que se cria aos poucos; o segundo sobre a distância física e a proximidade da comunicação, e este é sobre a distância de idade. O protagonista tem 15 anos, e a protagonista 27.

O protagonista determinado de 'Garden of Words' (Comix Wave Films)

O protagonista determinado de ‘The Garden of Words’ (CoMix Wave Films)

Ao mesmo tempo que suas idades os separam, suas situações os aproximam. Ela é uma adulta que não sabe se aprendeu algo desde os tempos da adolescência; ele é um adolescente determinado, que tem o sonho de trabalhar com fabricação de sapatos e teme não ser aceito no mundo adulto para realizar esse sonho.

Shinkai utiliza a metáfora de que ela “não sabe mais caminhar”, enquanto ele “quer fazer sapatos para que ela (e outros?) caminhe[m]”.

A protagonista ainda recebe sua voz de Kana Hanazawa, conhecida por interpretar Kanade em Angel Beats e Akane em Psycho-Pass, e mais um milhão de outras coisas.

De certa forma, não há surpresa alguma aqui, e talvez a maior surpresa seja justamente a falta de surpresas. Digo isso porque o trabalho anterior desviou muito do “antigo” Shinkai, como observado no que escrevi sobre o referido filme.

Para a música de encerramento, Shinkai decidiu novamente por um clássico, embora desta vez tenha sido usada uma regravação. Sinceramente, não conhecia a música, mas o ano que aparece nos créditos é 1988. Certamente, Shinkai quer levar sua audiência para algum momento no passado e com isso refletir sobre os acontecimentos do filme, como era sua intenção (declarada) em 5cm por Segundo.

Quais promessas será que deixamos no passado por que não tínhamos como cumprir? Por que precisamos de motivo para mudar a rotina? Pode algo distante nos transformar?

Assista O Jardim das Palavras e comece a pensar.

Cenários estão impecáveis (CoMix Wave Films)

Cenários estão impecáveis (CoMix Wave Films)

Ficha Técnica conheça nosso sistema de notas
kotonoha2 Título Kotonoha no Niwa Nota
Direção Makoto Shinkai 9.9
Roteiro Makoto Shinkai Grau
Compositor Daisuke Kashiwa S
Estúdio CoMix Wave Films
Lançamento 31 de maio de 2013
Duração 46 minutos

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

2 Comments

  1. Ótimo texto. O filme é maestroso; não sentia tais sensações [ao assistir um filme] desde 5 centimeters per second. Makoto Shinkai aflige minha memórias, que irrompem com sentimentos e emoções inexplicáveis.
    Parabéns.

    Curtir

    Responder

  2. Kleber E. Alvarenga 22/11/2013 às 16:43

    Muito bom seu comentário sobre o filme, este filme é de mais.

    Kleber Alvarenga – Consultor do Sistema ERP SBG.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s