Há alguns bons anos, criatividade não é o que se pode chamar de “lema” da Sega. A decadência da empresa, tanto nos consoles quanto nas próprias franquias criou um incômodo status de “fracasso” para tudo o que os japoneses tocam.

Na tentativa de quebrar essa maldição, a Sega convocou novamente a Sumo Digital para tentar a sorte em uma sequência do pouco carismático Sonic & Sega All Stars Racing, lançado em 2010.

Cara de um…

À primeira vista, Sonic & All-Stars Racing Transformed, assim como o seu antecessor, parece mais um daqueles clones safados de Mario Kart. O jogo enfia um monte de personagens de procedência duvidosa em corridinhas casuais regadas a versões genéricas de cascos, bananas e afins.

No Wii U, um dos jogadores pode utilizar somente a tela do Gamepad.

No Wii U, um dos jogadores pode utilizar somente a tela do Gamepad. (Foto: Murilo Molina/G42)

Como se já não fosse o bastante, o jogo “empresta” toda aquela mecânica multiveículos vista no saudoso Diddy Kong Racing, lançado para Nintendo 64 no longínquo ano de 1997. Como o título sugere, isso resulta em carrinhos podem se transformar em lanchas e aviões, dependendo da situação proposta pelas pistas, que também são mutantes.

Pode parecer muito estranho, quase hipócrita, mas apesar de toda a falta de vergonha na cara, Transformed está longe de ser um jogo ruim, principalmente quando se leva em conta os últimos lançamentos da Sega.

Mario Kart 2.0

Na parte de jogabilidade, as influências de Mario Kart estão mais presentes do que nunca. Os comandos precisos e um sistema de boost honesto colocam a experiência no mesmo patamar de Mario Kart 7, exclusivo do 3DS, e muito acima de Mario Kart Wii, a versão mais recente para consoles de mesa.

As variações de veículos não fazem muito, além de batizar o jogo. Mesmo com cara de novidade, as transformações são basicamente perfumarias que deixam a jogabilidade um pouco mais molenga e desajeitada, como se tivessem sido inseridas para chatear um pouquinho durante as corridas.

Bem mais discretos do que as avalanches e terremotos que detonam as pistas em Motorstorm Apocalypse, os eventos que transformar os trajetos de Transformed não deixam de ser interessantes. Isso abre caminho para montes de referências aos velhos jogos da Sega, como as fases que misturam água e terra de Sonic 2 ou o colossal porta aviões de After Burner, com todos os três elementos.

Abrindo o baú de amiguinhos da Sega

Falando em referências, esse é o quesito que coroa Sonic & All-Stars Racing Transformed. Basta poucos minutos na frente do jogo pra captar dezenas de pequenas alusões a clássicos da empresa. Isso sem falar nas pistas, que são enormes homenagens aos jogos da Sega.

Além do velho modo Grand Prix, Sonic & All-Stars Racing Transformed ainda traz o novo modo Grand Prix, que mistura corridas avulsas com alguns desafios, como campeonatos de drift e provas multiplayer. Avançando por ele, você desbloqueia novas pistas, personagens e até “configurações” para os carros, que podem trocar um pouco de aceleração por uma dirigibilidade mais amigável, por exemplo.

O pacote é fechado por um multiplayer online não-tão-bom e uma versão Split screen que permite até quatro jogadores simultâneos nas versões para 360, PS3 e PC, e cinco no WiiU, sendo que um deles participa da brincadeira usando exclusivamente a tela do Game Pad.

Última volta

Mesmo passando longe dos dias dourados da Sega, Sonic & All-Stars Racing Transformed é um bom jogo de corrida casual. Se você é uma das viúvas dos bons tempos do Sonic e seus amigos, vale a pena dar aquela jogada.

Outra opção é manter um mapa da corrida no Gamepad.

Outra opção é manter um mapa da corrida no Gamepad. (Foto: Murilo Molina/G42)

Ficha Técnica
Título Sonic & All-Stars Racing Transformed Nota?
Plataforma PlayStation 3 / Xbox 360 / Microsoft Windows / Wii U / 3DS / iOS 7.5
Gênero Corrida Grau?
Publisher Sega B
Desenvolvedor Sumo Digital
Lançamento 16 de Novembro de 2012
Jogadores Até 4 jogadores local / 5 no Wii U / até 10 no Multiplayer Online
Anúncios

Escrito por Murilo Molina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.