Com alguns milhares de pontos dá pra comprar um superstar, ou se arriscar com os boosters.

Com alguns milhares de pontos dá pra comprar um superstar, ou se arriscar com os boosters.

Pode falar de joguinhos de basquete aqui no Brasil? Com exceção dos antiguíssimos NBA Jam e NBA Hang Time (que nunca foram famosos por trazer uma experiência fiel e séria do esporte), a modalidade sempre ficou relegada a papéis bastante secundários, bem atrás do imbatível futebol. Mas me vejo obrigado a abrir uma exceção para o NBA 2K13.

Lançado em outubro de 2012, o título da 2K Sports desenvolvido pela Visual Concepts tem tomado uma boa parcela do meu tempo nos últimos dias e um modo de jogo em especial me chamou a atenção. O interessante modo MyTeam traz os clássicos e viciantes elementos dos games de gerenciamento esportivo online, deixando a experiência mais profunda, imersiva e nervosa — muito nervosa.

Em resumo, MyTeam é uma versão de basquete do modo Ultimate Team, que fez fama nos jogos de esportes da concorrente EA. Além de controlar a equipe em partidas multiplayer contra viciados de todos os cantos do mundo, você ainda deve assumir o papel de manager da equipe, cuidando de contratações, estratégias, escalações e até alguns fatores mais excêntricos, mas não menos importantes, como a quadra e uniformes usados pelo time.

De cara parece tudo muito complicado e místico, mas alguns minutos nos menus bastam para ficar mais confortável com as funções e opções. Tudo gira em torno de vencer partidas e acumular os “VC Points”, a moeda corrente do jogo.

No início a vida não é mole. Você é presenteado com uma equipe inteira, incluindo uniformes, uma quadra e mais alguns itens, mas tudo é da pior qualidade imaginável. Por um bom tempo você precisará se contentar com camisas de times de qualidade duvidosa e um elenco pra lá de modesto, normalmente povoado por um monte de caras brancos que parecem não saber muito bem o que está acontecendo.

Conforme os resultados vão chegando, você pode investir as preciosas moedinhas em novos jogadores, separados por posições e times. Claro, superstars como Lebeon James e Carmelo Anthony custam os olhos da cara, enquanto não deixam a desejar nas partidas.

Um ponto bacana do sistema de contratações é que, diferente dos leilões vistos no Ultimate Team, o preço e habilidade dos jogadores são definidos pelo seu desempenho na última partida da equipe e atualizados em tempo real. Não se assuste ao se pegar torcendo por uma partida pobre do seu jogador favorito só para conseguir uma boa barganha no MyTeam.

Com os VC Points também dá pra arriscar a sorte nos Booster, pacotes com itens aleatórios, que podem conter jogadores de todos os calibres imagináveis. Realmente, é tudo uma questão de sorte. Com os mesmos 3.000 pontos você pode conseguir o milionário Kobe Bryant, o lendário Madison Square Garden ou o uniforme de visitante do não-tão-imponente Washington Wizards.

Seguindo a tendência quente das (mercenárias) micro transações, também é possível pegar o cartão de crédito do papai para encher os bolsos de VC Points pagando com dinheiro real. É a sua vez de ter um Tyson Chandler pra chamar de seu.

As partidas online, predominantemente disputadas contra jogadores estrangeiros, rodam suavemente, sem episódios preocupantes de lag. Para os novatos em jogos de basquete, as partidas podem parecer incomodamente longas, ainda mais com os tempos técnicos para substituições e configurações liberados.

É preciso montar um bom time antes de querer fazer malabarismos com a bola

É preciso montar um bom time antes de querer fazer malabarismos com a bola

Mesmo para aqueles pouco familiarizados com o basquete, NBA 2K13 e o seu modo MyTeam são uma bela opção para fãs de esportes de modo geral. Se você tem uns trocados sobrando e procura por algo novo e divertido, abandone os preconceitos e experimente. Afinal, não é porque você é brasileiro que nasceu com a bola no pé.

O modo está disponível nas versões de NBA 2K13 para Xbox 360, Playstation 3 e PC.

Escrito por Murilo Molina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s